sexta-feira, 8 de agosto de 2008

QUANDO A PAIXÃO VIRA ÓDIO


Quem ama não mata. Feministas reiteraram esse lema na época do crime cometido por Doca Street. Então quais os motivos que levam as pessoas a matarem seus parceiros? Por que o príncipe passa a sapo e a mulher vira bruxa?
Por que Carla Cepollina, passou de uma advogada sem antecedentes criminais à principal suspeita de um homicídio. Embora as investigações não tenham terminado, policiais que acompanham o caso estão cada vez mais convencidos de que a morte do coronel da PM Ubiratan Guimarães, assassinado em seu apartamento, em São Paulo, foi um típico caso de crime passional. Carla teria matado o namorado por ciúmes, logo depois de atender ao telefonema da delegada federal Renata Madi, que supostamente seria amante de Ubiratan. A arma usada no crime seria um revólver calibre 38, de propriedade do coronel. Como um sentimento frio e egoísta feito o ciúme, tem o poder de desordenar o psicológico do ser humano e levá-lo à prática de um crime passional. O ciúme é o principal ingrediente desse tipo de homicídio, para caracterizar o crime passional, são necessários dois requisitos: o ciúme e o fato desse sentimento invadir e escravizar o pensamento de uma pessoa. Esses elementos podem levar ao estreitamento da consciência. O indivíduo não enxerga os fatos claramente, não se dá conta que está cometendo um crime nem mede as conseqüências. Age como se fosse uma reação primitiva, impulsiva. É o popular ciúme doentio.Essa alteração da consciência acontece em um determinado momento, desencadeada por situações específicas. Por exemplo, quando a pessoa flagra o parceiro conversando com outra. Mas claro que o processo começa anteriormente, antes mesmo do início do relacionamento. Quem comete crime passional, já tem algum distúrbio que pode não ter sido manifestado até então. Esse distúrbio é chamado de Transtorno de Personalidade Borderline. O portador desse transtorno ama e odeia na mesma intensidade, é na fase o ódio que ele comete assassinatos, mais precisamente quando o parceiro o abandona, e para evitar o abandono ele mata.
Quem comete crimes passionais são pessoas inseguras e possessivas. Os homens geralmente ameaçam, acreditam que as mulheres são sua propriedade e, quando matam, atiram no rosto. Tentam destruir a imagem, a beleza, aquilo que mais o atraía na vítima. Já as mulheres agem por impulso, atiram em qualquer lugar e, principalmente, usam a arma do parceiro. Esse tipo de crime, não tem qualquer relação com amor, mas com ódio e desejo de vingança.

Pois como diz a música do cantor Caetano Veloso – ¨Quando a gente gosta é claro que a gente cuida¨.

Nenhum comentário: